"Livros Livros Livros" é sobre isso oque eu penso diariamente se você é assim irá gostar deste blog ( Eu Juro) :3

terça-feira, 12 de maio de 2015

O que literatura? Então Harry Potter não é Literatura?

Oi pessoal!!

Olha eu sei que esse blog ta meio abandonadinho mas eu prometo que eu vou tentar postar mais okay??

Mas vamos ao assunto de Hoje!!






Bem, o assunto que eu vim falar hoje é um pouco polêmico, e quem me inspirou a falar dele foi um vídeo que eu vi da Booktuber Laíse Lima do canal Board e Books. Link: https://www.youtube.com/user/lpmusica19?src_vid=McbhI33I5lE&annotation_id=551e90c4-0000-2d32-9d44-001a113cd066&feature=iv

   Além de ela ser uma bookturber ela é uma blogueira link: http://boardsebooks.blogspot.com.br/
que por sinal sabe expressar bem os seus sentimentos e nesse vídeo em especial ela fala sobre a entrevista que a Ruth Rocha deu ( 80 ) falando que Harry Potter não é literatura.Bem agora vocês entendem o porque esse vídeo é bem polêmico.
Não sei bem oque falar a respeito mas, enfim néh.

Agora veja um trecho da entrevista:


''iG: O que acha destes novos best-sellers, que misturam fantasia, com a presença de vampiros e bruxas?

Ruth Rocha: Isto não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar. Criança deve ler tudo, o que tem vontade, o que gosta, mas eu sei que não é bom. O que eu acho que é literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças, e cria uma coisa nova. Esta literatura com bruxas é artificial, para seguir o modismo. Acho que o Harry Potter fez sucesso e está todo mundo indo atrás.


iG: Então você não gosta de “Harry Potter”?

Ruth Rocha: Não acho errado os livros fazerem sucesso. Eu gosto porque acho que as crianças leem, mas eu não gosto de ler “Harry Potter”, não acho que é literatura.


iG: Qual você acha que é um livro infantil de qualidade?

Ruth Rocha: Eu, na verdade, leio muito mais livros para adultos. Todo mundo acha que eu ainda tenho criança dentro de mim [risos], mas na verdade sou adulta, até velha. Mas o ganhador do Jabuti de 2014 [“Breve História de um Pequeno Amor”, de Marina Colasanti] é uma obra muito bonita.


iG: Como você acha que é a melhor forma de incentivar uma criança a ler?

Ruth Rocha: A criança tem que ser estimulada. Você tem que conversar com a criança, cantar muito com ela, ensinar versinhos, contar histórias desde que nasce. Porque a leitura é um complexo que compreende de ler, escrever, entender. É importante criar a criança para ler bem. Ter vários livro no alcance da criança. Vejo muita gente comprar um celular para a criança, que custa cerca de R$ 1 mil, mas nunca vi um pai gastar R$ 1 mil em livros. Outra coisa muito importante a ler é o evento. A criança passa muito tempo brincando de ser grande. De ser bombeiro, médico... Elas imitam os adultos, então é importante que em uma casa as pessoas leem, que cultivem a cultura. Agora se ela vai ler mesmo, eu não posso garantir [risos] ''



E para vocês pessoas que achavam que era mentira... aí está a prova. Sinceramente eu não sei expressar com palavra oque eu estou sentindo nesse momento, por isso veja o vídeo abaixo, pois ele fala tudo ( Literalmente tudo ) sobre a minha opinião.



Obrigado por lerem!!


2 comentários:

  1. É uma pena que pessoas criam regras conforme o seu gosto pessoal.
    Bem, você foi tagueada. Deverá responder a tag desse link:
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2015/05/tag-o-medico-e-o-monstro.html
    Abraços!
    P.S.: Não se esqueça de me avisar, deixando um comentário com o link de sua resposta.

    ResponderExcluir